WOODS:
from REHABILITATION to SIZING

03_city_logos_ok_light.jpg

This course is a partnership between IASA and CEEC / ISEL

IASA and CEEC / ISEL develop joint theoretical and practical training in order to provide engineering and architecture professionals with the skills necessary to perform their duties, regardless of their previous academic background and which is usually very varied.

Logo IASA Blue3A ColorIASA.png
Combination EU1 vertical_2.png

ENQUADRAMENTO

The Circular Economy is today underlying most construction projects. More sustainable products that have a long life cycle are increasingly an option. Wood as a construction material is versatile, as it has the ability to be reborn, reproduce, reuse, recover, recycle and reuse, presenting itself as a circular and sustainable economic model. However, there are gaps in their knowledge of wooden structures, whether in the act of designing wooden structures, or in construction work in their application and still serious failures in rehabilitation. ​

The Wood course: from Dimensioning to Rehabilitation is divided into 3 modules: ​

Module 1 - Rehabilitation of Wood Structures

Knowing the behavior of the “wood” material, the types of degradation and the means of diagnosis is essential to correctly intervene in rehabilitation projects. ​

Module 2 - Calculation of Timber Structures according to Eurocode 5 (EN 1995-1:2014)

The Eurocodes, in this module, will support the structural calculation, as well as a set of European regulations. These regulations present a vast domain of complex and demanding matters, which must be adopted for the design of structures. ​

Module 3 - Automatic Calculation of ROBOT

Wood Structures Training action on Automatic Calculation of Wood Structures using the Autodesk RobotÒ calculation software.

RECIPIENTS

The Specialization in Inspection and Diagnosis, Rehabilitation and Reinforcement of Buildings is aimed at technicians linked to Civil Engineering, Architecture and Engineering of other specialties in the sector of construction and rehabilitation of buildings, working in City Councils, Public Organizations and construction companies. Construction, Inspection and Design; in general, professionals in the sector needing complementary training in the area of specialization; students.

Module 1 - Construction inspection and testing. Diagnostic methodologies

17 and 22 May 2021, 6 hours

We are a family owned and operated business.

Conventions / terminology and diagnosis.

Inspection methodologies and non-destructive tests: structural / constructive survey; survey of visible anomalies; quality control of execution; deformation monitoring; summary assessment of reinforcement corrosion.

Qualification of agents.

We are a family owned and operated business.

Experimental class (this class will be conditioned to the state of the pandemic by COVID-19).

Carlos Mesquita (Oz - Diagnostico) - 6h

COURSE PROGRAM

O curso de Gestão da Mobilidade Urbana está estruturado em 12 módulos independentes que abrangem desde a visão estratégica para a mobilidade urbana até as principais competências e os instrumentos que atualmente existem à disposição dos gestores, técnicos e consultores.

Strategic Vision for Urban Mobility

...

Time:

....

Este curso tem a participação de oradores com experiência de assessoria nacional e internacional, maioritariamente doutorados.

Rosário Macário é Professora Associada com Agregação do Instituto Superior Técnico e Professora convidada da Universidade de Antuerpia. Conduziu até hoje mais de inúmeros projectos de investigação e de consultoria, em vários domínios da Mobilidade Urbana, em Portugal e em diversos países (Brasil, União Europeia, Casaquistão, Uzbequistão, Ucrânia, Indonésia, entre outros).

Tem produzido livros e diversas publicações neste domínio,  é oradora frequente em eventos internacionais, e assessora de diversas entidades, inclusive do Regulador de Transportes de Itália.

Camila Garcia, Engenheira Civil, Doutorada em Sistemas de Transportes, tem desenvolvido a sua atividade de investigação nos domínio do planeamento estratégico, onde tem publicado diversos artigos em jornais científicos. Está atualmente integrada na equipa da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, sendo por isso conhecedora profunda da realidade de Lisboa e também do Brasil, onde tem larga experiência de estudos de mobilidade.

Vasco Reis, Engenheiro Civil,  Doutorado em Sistemas de Transportes, é investigador membro do grupo de investigação em sistemas de transportes do CERIS. A sua área de investigação são as cadeias e redes de mobilidade, em particular integração em tempo real. Para um melhor conhecimento dos sistemas de transporte, das operações e dos processos, Vasco tem desenvolvido modelos de simulação, largamente baseados em tecnologia por agentes. Recentemente, o foco da sua investigação tem também sido a logística urbana e a segurança.

Angélica Magrini Rigo é licenciada  em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil) e Mestre em Urbanismo e Ordenamento Territorial, pelo Instituto Superior Técnico (Lisboa/Portugal). Atuou profissionalmente no Brasil, Colômbia e Portugal, nas áreas de arquitetura, planeamento e desenho urbanos. Dedica-se, especialmente, à acessibilidade e Mobilidade Urbana, com ênfase nos modos ativos e no design inclusivo. Atualmente, tem participado na elaboração de planos de mobilidade e micromobilidade, estudos de logística e de projetos de requalificação do espaço público.

José Manuel Neves é Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico, especializado em engenharia de pavimentos, geotecnia dos transportes e gestão e garantias de qualidade. José Neves tem larga experiência em arruamentos urbanos, bem como em certificações de qualidade, e sistemas inteligentes, e é um investigador do grupo de investigação em Sistemas de Transportes do CERIS.

Filipe Moura é Professor Associado de Sistemas de Transporte no Instituto Superior Técnico, e um membro investigador do grupo de investigação em Sistemas de Transportes do CERIS. A sua área de investigação é a Mobilidade Urbana e, em particular, análise de comportamento de viagem, procura de transportes, modelação, mobilidade sustentável (incluindo aspectos sociais dos transportes), difusão de tecnologia e gestão de tráfego rodoviário. Atualmente, os seus interesses de investigação focam-se nos modos ativos de transportes e na sua interação com o ambiente construído.

Camila Carpinteiro é licenciada em Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico, tendo-se especializado em projecto rodoviário. Actualmente, desempenha funções na área de Engenharia de Tráfego desenvolvendo projetos relacionados com acessibilidades, estacionamento e estudos de impacto de tráfego, onde são contemplados diversos modos de transporte, incluindo os modos suaves. Colabora na elaboração de projetos rodoviários para contextos urbanos consolidados, incluindo otimização de layouts de parques de estacionamento e respetivo projeto (traçado, pavimentação e sinalização).

Bernardo F. Garcia é arquiteto com Mestrado em Engenharia de Transportes, estando atualmente a finalizar o seu Doutoramento em Sistemas de Transportes. A sua investigação tem como foco os sistemas de informação para os passageiros dos transportes públicos. Bernardo é conhecedor desses sistemas e, em particular, do desenvolvimento de mapas de transporte público um pouco por todo o mundo. Na sua carreira de investigador tem investido na introdução de inovação no desenho de mapas e na sua utilização e interpretação pelos seus utilizadores.

Mariza Motta Queiroz é Economista, Doutorada em Sistemas de Transporte pelo Instituto Superior Técnico e um membro do grupo de Investigação em Sistemas de Transportes do CERIS. A sua investigação está relacionada com a Mobilidade Urbana e, em particular, com a análise de comportamentos de viagem, modelação de transportes e marketing estratégico para transportes públicos. A Marisa tem mais de 30 anos de experiência num operador de transporte público.

....